Turquia planeja lançar sua própria moeda digital

A Turquia anunciou que está prestes a lançar sua própria moeda digital, conhecida como Lira. Rumores apontam que o país tem discutido a criação da Lira há pelo menos 2 anos. A iniciativa faz parte de um plano nacional de estímulo à economia, e representa uma tentativa do governo em superar as dificuldades econômicas enfrentadas nos últimos anos, a fim de alcançar uma melhor posição no mercado emergente e contribuir para o alcance de um superávit primário mais robusto.

De fato, desde o ano de 2001, dados estatísticos revelam que os índices econômicos turcos sofreram ampla instabilidade devido à dívida líquida crescente e vulnerabilidade a choques externos, o que tem impossibilitado ao cenário da economia ciclos de crescimento estáveis e duradouros, além de afastar potenciais investidores globais.

Dessa forma, além de representar uma nova forma de pagamento e estimular o comércio interno e externo do país, a Lira também se destaca como uma opção de reserva de valor aos investidores. Embora em 2017 autoridades turcas tenham condenado fortemente as criptomoedas, incluindo o Bitcoin, afirmando que estas eram utilizadas em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro, a Turquia cedeu ao avanço dos sistemas digitais e, diante da demanda local crescente por criptoativos, o governo optou por criar e desenvolver sua moeda digital.

Atualmente, estima-se que aproximadamente 20% da população nacional invista em algum tipo de criptoativo, revelando o potencial do país em emitir a própria moeda. De acordo com mídias locais, o Banco Central da Turquia está finalizando os últimos testes e aprimorando o gateway de pagamento instantâneo que irá utilizar a Lira antes do seu lançamento oficial.

Ainda segundo Ahmet Kenan Tanrikulu, vice-presidente do Partido do Movimento Nacionalista da Turquia, também têm sido discutidos os últimos ajustes relacionados à regulamentação da moeda digital e da criptografia, a fim de evitar problemas de ordem judicial e uso indevido e ilegal após sua emissão. As últimas reuniões foram direcionadas à determinação de taxas, e foi estabelecido que o governo irá evitar a cobrança de altos impostos com o intuito de promover um crescimento sustentável, preservar os esforços relacionados à inovação e, por fim, atrair investidores internacionais.

Apesar da preocupação do governo turco em relação à segurança e aos direitos dos investidores de criptoativos, os economistas e reguladores explicam que a Turquia tem amplo potencial para criptomoedas e blockchain ainda não explorado, e a expectativa é de que a Lira acelere o crescimento do ecossistema local e contribua para um período de estabilidade econômica. Considerando a forte demanda nacional, espera-se que, em um curto período de tempo, a Lira apresente um elevado crescimento no volume de negócios e na base de investidores ativos.

O lançamento da própria moeda digital na Turquia marca uma tendência global vista nos últimos anos. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), após o lançamento do Bitcoin e a criação de outros criptoativos, muitos países têm anunciado o desenvolvimento de moedas locais e melhorias na infraestrutura baseada em blockchain.

Se você possui dúvidas a respeito da diferença entre criptomoedas descentralizadas e ativos digitais nacionais, ou ainda dúvidas concernentes a regulação de criptomoedas, recomendamos que fale com um especialista ou procure informações em portais oficiais do governo local.